Metrópole com cheiro de mar
Esta semana o Urblog se encantou com o Bom Retiro. O bairro é mesmo um “show†de diversidade. Além dos búlgaros, coreanos e bolivianos (menos prestigiados, é verdade), há também uma relativamente numerosa colônia grega por ali. Um dos pontos de encontro, claro, é o restaurante Acrópoles, fundado em 1959. Um dos charmes da casa é o modo de escolher os (bem servidos) pratos. Em vez de olhar o cardápio, o cliente vai até a cozinha aberta e escolhe, conversa com os cozinheiros e funcionários, numa verdadeira experiência sócio-gastronômica.
Mas o verdadeiro diferencial da casa é, claro, o dono. O simpático Thrassyvoulos Georgios Petrakis, conhecido como seu Trasso (porque quem consegue falar o nome dele direito além dos gregos?), tem 90 anos e recebe, pessoalmente, os clientes. Veio para o Brasil por causa de uma paixão. E nunca mais voltou. Só para visitar. Ali, no mesmo ponto paulistano de sempre, já foi garçom, cozinheiro e depois, virou proprietário. Nesse Ãnterim, se separou de quem o trouxe para cá e casou com uma brasileira, com quem teve filhos e tudo. Ah, e claro, foi ele quem inspirou o personagem do ator Tony Ramos na novela BelÃssima, da TV Globo. O Nico Pterakius - ou algo assim. Até que o seu Trasso ganhou o apelido de Nico por causa da trama. A arte imita a vida, depois a vida imita a arte… E por aà vai…Ê Brasilzão.
Agora, duvido que alguém adivinhe quem é o nosso Trasso-Nico nesta foto antiga, de quando ele ainda era garçom:


25 de Outubro de 2008
Juliana, procurei um e-mail direto seu e não achei. Não confiei de mandar pra webmasters@edglobo. Por isso comento aqui, não precisa aprovar.
Sou jornalista tb, trabalho no Link, do Estadão, e queria que divulgasse um lance legal que estou fazendo. Estou envolvido com teatro e fiz no Google Maps um mapa que pretende ter todos os teatros de SP. É aberto, colaborativo pra qq um editar, não está ligado a nenhuma fonte de renda, grupo que queira lucrar com isso, etc. Por isso acho que vale um linkzinho no Urblog. Rola?
Explico melhor o projeto no meu blog: http://cubomagicoblog.wordpress.com/teatros-o-mapa/
O link pro mapa direto é: http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&msa=0&msid=101885783657272328293.0004598aec4ca34f55add&z=11
Valeu aà a ajuda.
By the way, trabalho com uma garota que vc conhece, acho. A Juliana Rocha, carioca, ex-JB.
Bjo, valeu.
26 de Outubro de 2008
Acabei de ficar horas lendo seu blog, que eu, confesso, não conhecia. Cheguei até aqui pela manchete no G1 sobre “um dos reis dos concursos”.
Resumirei o que achei dele, sem me alongar mais: sensacional.
abs
26 de Outubro de 2008
Ju querida,
seu blog tá uma delicia.. Adoro passar por aqui!! E ja comi no restaurante grego,uma lula sensacional! beijo grande.
27 de Outubro de 2008
Po legal esse restaurante do Trasso, qdo for a São Paulo vou dar uma chagada la. Certeza que é o segundo da esquerda.
Me permite linkar seu blog ao meu?
Um abraço
Xixo
27 de Outubro de 2008
Houve um erro de dedo, sinto muito na CHEGADA.
27 de Outubro de 2008
ju! que inveja desse almoço!! amo amo amo o acrópoles. e o seu nico. coisa fofa de meu d-us! não consegui adivinhar quem é ele na foto, não…
27 de Novembro de 2008
Pássara: é básico, o seu Trasso é o vesgueeeeenho.
Seu blog é sensacional. Mas falta a entrevista com os vendedores de rua. Tá tchau.
Gorda