O Pronatec ainda existe? Como conseguir uma bolsa?

É muito comum  encontrar programas que possibilitam o ingresso no nível superior de ensino, mas para os cursos técnicos essas inciativas são mais difíceis de ser encontradas. Um dos poucos programas recorrentes é o Pronatec, que distribui bolsas de estudo para diversas escolas técnicas do país. Mas será que ainda é possível se utilizar do recurso? Descubra a seguir:

O que é o Pronatec?

O Pronatec é a sigla para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa muito importante, que permite a distribuição de bolsas de estudo para quem tem interesse em cursos técnicos.

As possibilidades são muitas e são anunciadas pelo programa periodicamente. A formação técnica é dividida em algumas categorias, podendo ser integrada, continuada ou de profissionalização.

Quem consegue a bolsa para um dos muito cursos ofertados, poderá alcançar o seu diploma em apenas alguns anos e já estar preparado para o mercado de trabalho.

O programa funciona através de uma parceria entre o Governo e as instituições que promovem o ensino técnico no país, sendo principalmente as do Sistema S de ensino.

Qual o objetivo?

O programa possui muitas propostas válidas, mas visa expandir o ensino técnico no país. Além disso, através de sua plataforma digital, o Pronatec quer facilitar o acesso ao ensino de qualidade para todas as pessoas.

Quem não pode custear o curso, terá a possibilidade de estudar nas melhores instituições do país e estar qualificado para o mercado de trabalho.

Ou seja, o Pronatec pode possibilitar ainda uma grande quantidade de capacitação profissional sem custos, subindo o nível da mão de obra no país.

Quem pode participar?

O Pronatec tem muitos objetivos, mas vale lembrar que é destinado a um público específico. Veja a seguir quem pode concorrer às bolsas de estudo ofertadas:

  • Estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino;
  • Estudantes que ainda estão cursando o ensino médio na rede pública;
  • Estudantes que concluíram o ensino médio na rede privada como bolsista integral;
  • Estudantes que ainda estão cursando o ensino médio na rede privada como bolsista integral;
  • Estudantes do EJA;
  • Trabalhadores assalariados.

Como conseguir uma bolsa?

Para quem está se perguntando se ainda é possível utilizar esse recurso, vai gostar de saber que ainda é possível estudar através do Pronatec.

Quem está dentro das categorias exigidas pelo programa, pode garantir sua bolsa ficando atento à divulgação de vagas no site oficial do programa.

É necessário realizar o seu cadastro na plataforma para visualizar as bolsas disponíveis. No site,, informe seus dados e confirme o seu registro. Depois é só se inscrever e aguardar o resultado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *