Seis dicas preciosas para que você contribua com um trânsito seguro

De acordo com pesquisas recentes, os números de acidente de trânsito em algumas regiões são alarmantes. São muitas as causas deste tipo de ocorrência, mas vale lembrar que com algumas mudanças no seu comportamento você pode evitar acidente. Veja no texto a seguir seis dicas preciosas para que você contribua com um trânsito seguro.

A partir de informações do seguro DPVAT 2020as solicitações anuais do seguro por parte de pessoas prejudicas é muito grande.  O DPVAT corresponde ao seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

Em alguns estados, como é o caso do DPVAT 2020 SP, o número de pessoas beneficiadas pelo seguro é preocupante. Mas é importante salientar que estas situações podem ser evitadas.

1. Utilize os equipamentos de segurança

Seja para o motorista ou para o motociclista, os equipamentos de segurança são essenciais na hora de dirigir. É importante estar portando o capacete corretamente e nunca dispensar o cinto de segurança.

É válido ressaltar igualmente a importância de respeitar os calçados permitidos para conduzir um veículo. Muitos acidentes poderiam ter sido evitados apenas seguindo esta dica.

2. Não discuta no trânsito

O trânsito pode ser muito estressante, principalmente nos horários mais agitados. O caso é que não é recomendado discutir por razão alguma no trânsito.

Além dos próprios acidentes, há ocorrências de brigas e até mortes que começaram por uma simples discussão. O ideal no caso de problema no trânsito é evitar o debate e aguardar as autoridades responsáveis.

3. Reporte irregularidades

Quem dirige, com certeza já deve ter visto aluma absurdo no trânsito. Seja exceder o limite de velocidade, estacionar errado ou estar conduzindo mais passageiros que o permitido, o certo é reportar anonimamente.

4. Se beber, não dirija

Esta pode até parecer a dica mais obvia dentre as outras, entretanto, a maioria das situações registradas no Detran são provenientes de bebida alcoólica. Por isso, se você ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, fique longe do voltante!

5. Respeite o limite de velocidade

Ao longo das vias e avenidas, você encontrará placas com indicações da velocidade máxima permitida. É essencial respeitar este limite, pois pode evitar acidentes e até multas para o motorista.

6. Mantenha a distância indicada dos outros veículos

É preciso existir um limite de espaço entre os veículos, assim acidentes pequenos e graves podem ser evitados. Procure manter o seu automóvel a distância de outros na hora de conduzi-lo, principalmente dos veículos de carga.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *